Em tempos idos

Houve alturas da minha vida em que me teria dado ao trabalho de criar uma grande contra-argumentação, de várias páginas provavelmente, contra a hipocrisia de se criar uma política de concentração de poder e riqueza na mão de uma elite económica ao mesmo tempo que se mantém um discurso próximo do populismo. Houve tempos desses. Actualmente já estou demasiado prevenido contra a inutilidade de tais esforços. O povo quer ouvir os comentadores do costume, impolutos por um intelecto próprio, a tentar espremer conteúdo de discursos que já de si nada tinham. Somo um povo ainda em grande medida “simples”. Gostamos de quem “fale bem”. Ou de forma menos simpática, como população, temos uma incapacidade crónica de distinguir entre forma e substância.

sistema js

Igualmente ilusória seria a militância fervorosa a favor de quem se diz oposição mas tudo partilha com esta visão elitista do mundo. Eles não são alternativa. Nunca foram. O regime foi construído por todos e não há espaço para dissensão. Os extremos saudosistas são para considerar apenas como uma fábula, ou seja, para efeitos de educação moral – para os que já não se lembram ou nunca conheceram o passado. Entre as muitas enormidades, loucuras e crimes que vão “propondo” (palavra simpática para quem só sabe gritar e agredir não é?) ficam os fantasmas de mil morticínios evitados pela feliz falta de coluna vertebral dos portugueses.

Assim sendo espero no meu enclave. Observar é tudo o que deve ser feito. Esperar que algumas pessoas se lembrem da dura realidade que só podemos contar uns com os outros. Que as elites serão a nossa morte. Que a “escolha” é apenas aparente. E que as regras só têm que ser estas porque esmagadoramente elas são mantidas pelo tal povo que se diz oprimido e agrilhoado.

Anúncios

2 thoughts on “Em tempos idos

  1. Pingback: As sombras mudam de posição | Enclave

  2. Pingback: The Long Haul | Enclave

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s